Estratégia de Posicionamento
A habilidade em identificar oportunidades de posicionamento é um grande teste da habilidade em marketing de um profissional. Estratégias bem sucedidas em marketing normalmente têm sua raiz na vantagem competitiva sustentável de um produto.
Para levar a cabo a estratégia de posicionamento há que ter em conta dois aspectos complementares:
• Identificação
Na primeira etapa da definição do posicionamento, começamos com a identificação de uma oportunidade para servir um determinado alvo melhor do que qualquer outra empresa.
• Diferenciação
Na diferenciação, colocamos duas questões fundamentais:
• Que características distintivas desejamos ver atribuídas à nossa marca e produtos?
• O aproveitamento da oportunidade é compatível com o que a organização defende e com os recursos de que dispõe?
A diferenciação deve ter em conta também adequação especial para certos tipos de utilizadores ou segmentos, ou seja, se não for possível atribuir uma qualidade geral que seja válida para todos os consumidores, dever-se-á procurar distinguir da concorrência através de uma melhor oferta especializada.
Objetivo posicionamento
O Posicionamento representa a escolha estratégica que procura dar uma imagem credível, diferente e atractiva de um determinado produto, quer no mercado a que o mesmo se destina, quer na mente dos potenciais clientes.
Existem três aspectos importantes a ter em consideração na definição do posicionamento:
1. O Posicionamento é uma política, e não um resultado;
2. O Posicionamento é uma decisão estratégica;
3. Tem uma finalidade de percepção.
O Posicionamento tem um papel determinante nas decisões de compra dos clientes, pois estes, confrontados com uma oferta abundante e diversificada, fazem as suas escolhas através da comparação exaustiva de todas as marcas em todos os aspectos, com base nos posicionamentos das marcas que conhecem.
Importa fazer o Posicionamento no que diz respeito à diferenciação dos produtos, ou seja,