Estratégias Gerenciais de Posicionamento
Saber onde e como competir são duas questões-chave para a formulação da estratégia competitiva. A empresa pode desenvolver dois tipos básicos de vantagem competitiva, liderança em custo ou diferenciação, esses tipos básicos podem ser combinados com o enfoque das operações da organização, para formar as três estratégias genéricas de competição, com vistas a alcançar um desempenho acima da média do setor.
A Matriz de Swot.
A Matriz de Swot é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica para avaliar as forças, oportunidade, fraquezas e ameaças à organização. Serve para relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. E com isso pode-se entender de que forma as tendências podem influenciar as estratégias passiveis de implementação para o negócio.
BSC – Balanced Scoredard.
É um sistema de integração da gestão estratégica nos curto, médio e longo prazos visando ao aprendizado e ao crescimento organizacional.
Na gestão estratégica, o alinhamento e o controle estratégicos são suportados pelo balanced scorecard, ferramenta através da qual se elaboram medidas que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas. Os estrategistas podem avaliar melhor o desempenho corporativo e das unidades estratégicas de negócios, desenvolvendo o processo constante de aprendizado de toda a cadeia de valor da organização.
O BSC permite aos gestores visualizar e desdobrar as estratégias em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.
Explique a Matriz de Ansoff seus objetivos e como ela é elaborada.
A matriz de Ansoff ou matriz produto versus mercado foi útil para a compreensão e a geração de estratégias de expansão do negócio.
A partir das posições de mercado (existente ou novo) ou de produtos (existentes ou novos) era possível compreender as estratégias factíveis para