estratégia da escola do design
Consonância – estratégia deve representar uma resposta adaptativa ao meio externo e às mudanças criticas dele – deve ser adaptável
Vantagem – estratégia deve manter uma vantagem competitiva na área selecionada
Viabilidade – estratégia não deve sobrepor os recursos disponíveis para sua implantação nem criar problemas insuperáveis – deve ser realizável
1) A formação da estratégia deve ser um processo deliberado de pensamento consciente: A AÇÃO DEVE FLUIR DA RAZÃO. Estratégias eficazes derivam de um processo de pensamento humano rigidamente controlado. Os executivos “sabem o que realmente estão fazendo” somente quando tornam a estratégia tão “deliberada” quanto possível. Nesse sentido, A FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA É UMA APTIDÃO ADQUIRIDA E NÃO NATURAL – ou intuitiva – ela deve ser aprendida formalmente.
2) A responsabilidade por esse controle e essa percepção devem ser do executivo principal: essa pessoa é o estrategista.: para a escola de design existe apenas um estrategista e ele senta no cume da organização. Associava todo o processo ao ponto de vista do executivo principal. RELEGA OUTROS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO A PAPEIS SUBORDINADOS na formação da estratégia, mas também exclui os agentes externos do processo. Com exceção do conselho de administração que deve revisar a estratégia. RELEGAÇÃO DO AMBIENTE A UM PAPEL MENOR, a ser levado em conta, mas sem muita interação.
3) O modelo da formação de estratégia deve ser mantido simples e informal: “a ideia de estratégia corporativa constitui uma simples teoria de práticos...” ELABORAÇÃO E A FORMALIZAÇÃO IRÃO SOLAPAR O MODELO EM SUA ESSÊNCIA. Uma maneira de garantir que a estratégia seja controlada por uma mente é manter o processo simples. Entre intuição inconsciente de um lado e analise formal do outro “um ato de julgamento”
4) As estratégias devem ser únicas: as melhores resultam de