Estratégia da CVC
A estratégia de comunicação de uma empresa consiste em definir como alcançar os objetivos traçados pela proposta da comunicação integrada de marketing. Ao mesmo tempo ela precisa estar de acordo com a visão e missão da empresa.
Além disso, para que ela funcione corretamente é preciso respeitar alguns aspectos, tais como o cenário atual, elementos da marca e principalmente a adequação da estratégia ao público alvo.
A base da visão da CVC é a formatação de produtos e a adaptação dos mesmos à capacidade de pagamento dos clientes. Sua visão é tornar o turismo acessível a todas as pessoas, oferecendo produtos, serviços e atendimento de qualidade e preços justos, dedicando-se diariamente a realizar o sonho de cada cliente.
A empresa atualmente é a mais conhecida do setor. Entretanto, seu objetivo é tornar-se a mais reconhecida e a mais admirada, uma vez que 60% de seu público é representado pela emergente classe C e cerca 36 a 38% por pessoas das classes A e B.
Sendo assim, a CIM da empresa tem um grande desafio, pois deve atingir públicos completamente diferentes, onde de um lado encontramos os membros das classes A e B, para os quais o item viagem está em primeiro lugar e do outro lado a classe C, para a qual o mesmo item está em terceiro lugar.
Com isso, qual é a estratégia adotada pela empresa para encarar esse desafio?
O conceito da CIM da CVC é utilizar mídia para todas as classes, pois ao mesmo tempo que ela comunica a classe C que tem o produto mais adequado para a sua necessidade e esse produto “cabe sim no bolso do cliente”, ela também deve se certificar de que sua comunicação não gere preconceito nas pessoas das classes A e B.
Para isso a empresa adotou como principal estratégia o foco em ações de relacionamento pontuais, através de campanhas de promoção de pacotes turísticos, divulgação de calendários de feiras e envio de mensagens personalizadas em datas especiais para o cliente.
A personalização das