Estratégia Ache
Com as mudanças de mercado e grandes concorrentes no ramo farmacêutico, o Aché que durante anos foi líder de mercado, analisa estratégicamente meios de conquistar novamente o primeiro lugar no ranking de vendas.
O presente plano estratégico foi elaborado para o Aché atingir seu objetivo. Para isso, utilizará a estratégia de diferenciação em alguns produtos que não precisam de prescrição médica, mas que compete com várias marcas.
OBTER A MAIOR PARTICIPAÇÃO DE MERCADO EM GENÉRICOS NO BRASIL
A estratégia genérica de diferenciação consiste em diferenciar, chamar a atenção do consumidor para determinados produtos, proporcionando um efeito de exclusividade perante a concorrência, podendo construir um laço de fidelidade entre o consumidor e a marca. Para produtos com o mesmo propósito é necessário partir para o intangível e assim conquistar o cliente.
O Aché busca resultado em curto prazo, por isso, atuará no mercado de diferentes maneiras, de acordo com cada estação do ano, voltando-se nesse momento para o inverno.
Como o Aché conta com 46 produtos livres de receituários, a estratégia é voltada para dois produtos com vendas altas nessa época:
DORILAX (paracetamol).
Seus principais concorrentes são:
Tylenol (Johnson & Johnson);
Dôrico (Sanofi-Aventis);
Paracetamol Genérico (dezenas de marcas)
DORALIV (ibruprofeno).
Seus principais concorrentes são: Advil (Pfizer) Alivium (Mantecorp/Farmasa) Ibuprofeno Genérico (dezenas de marcas)
VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL
Recursos imperfeitamente imitáveis - Tangíveis
Recursos Financeiros: O laboratório Biosintética está apoiado na estrutura do Grupo Aché, que investe o capital para seu crescimento.
Recursos Físicos: O Grupo Aché possui um alto valor de ativos, o que aumenta seu poder de investimentos contínuos na busca de crescimento.
Recursos Humanos: Com um corpo de profissionais altamente qualificados, a