Contabilidade
Qual a diferença entre gastos, custos e despesas?
- Gasto: esforço econômico/financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
À vista desembolso
À prazo obrigação - Custo: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
CMV e CPV
- Despesa: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. - Investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos. - Perda: Bem ou serviço consumidos de forma anormal ou involuntária. - Desembolso: pagamento resultante da aquisição de bem ou serviço.
Classificação dos Custos
QUANTO AO PRODUTO: CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS CUSTOS DIRETOS de um objeto são os custos que estão relacionados a um determinado objeto de custo e que podem ser identificado com este de maneira economicamente viável (custo efetivo). Ex: matéria-prima. CUSTOS INDIRETOS de um objeto são custos que estão relacionados a um determinado objeto de custo, mas não podem ser identificados com este de maneira economicamente viável (custo efetivo).
Ex: Mão de obra Indireta: supervisores e controle de qualidade; Material Indireto: graxa, óleo e lubrificantes; Outras Custos Indiretos: depreciação, seguro e manutenção,
QUANTO AO VOLUME: CUSTOS VARIÁVEIS E CUSTOS FIXOS CUSTOS VARIÁVEIS é um custo que se altera em montante em proporção ás alterações num direcionador de custo. CUSTOS FIXOS é um custo que não se altera em montante apesar de alterações num direcionador de custos.
Custeio por Absorção
DRE
É um relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos pela operação.
TIPOS DE RECEITA
RECEITA OPERACIONAL
Valor obtido na execução da atividade principal da entidade, geralmente proveniente