Elaboração de relatório estrutural
Universidade Federal do Pará
Campus do Sul e Sudeste
Faculdade de Geologia
Relatório de Geologia Estrutural
Marabá
Janeiro de 2013
Índice
1 – Introdução
1.1 – Objetivos
1.2 - Localização e Acesso
2 – Atividades e Métodos
2.1 – Síntese bibliográfica
2.2 - Elaboração do relatório
3 – Geologia Regional
3.1 – Descrição dos pontos
4 - Resultados
1 – Introdução
A disciplina Geologia Estrutural estuda a deformação das rochas definindo a geometria de corpos rochosos em 3 dimensões, quantificando as deformações e posteriormente determinando as orientações dos esforços que produziram a deformação (Althoff). Para tal estudo ser realizado são necessários dados de observações diretas (afloramentos) e o correto manuseio de equipamentos geológicos como: bússola, GPS, entre outros. Devido a isso os alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram nos dias 24 e 25 de janeiro de 2013 o campo de geologia estrutural com objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas. Os trabalhos de campo foram realizados no município de Marabá (sudeste do Pará) e seus arredores, onde foram observadas falhas, fraturas, lineações entre outras estruturas pós deposicionais. Visando a compreensão das estruturas geológicas e dos movimentos de massas rochosas que as geraram (Hassui, 1988).
Este relatório apresenta a análise da área estudada e a correlação de eventuais estruturas e problemáticas interpretadas pelo grupo e por trabalhos publicados anteriormente.
A formação dessas estruturas se deu na Faixa orogênica neoproterozóica do Araguaia, constituída no Ciclo Brasiliano, através do encontro dos Crátons Amazônico e São Francisco. A Faixa Araguaia mostra orientação submeridiana e abrange diversas unidades litoestratigráficas de idades arqueanas e proterozóicas. É entendido no contexto do modelo de