Célula Animal
Função: metabolizar, (transformar todos os alimentos ingeridos, emulsificação e ajudar na filtragem sanguínea). Na metabolização dos alimentos o fígado faz uma triagem e separa os nutrientes dos resíduos tóxicos. Emulsificação é a limpeza de toda gordura dos alimentos filtrada pelo fígado. Filtragem sanguínea, o fígado separa nutrientes e toxinas encaminhando a proteína para o organismo que servirá de energia e expelir as toxinas para o trato digestório e fecal. As células hepáticas ajudam o sangue a assimilar as substâncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esteróides, estrógenos e outros hormônios.
Lisossomos
São organelas celulares que têm como função a degradação de partículas vindas do meio extracelular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas (como, por exemplo, proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos, e lipídios), catalisada por enzimas. Todas as enzimas possuem atividade ótima em pH ácido o qual é mantido com eficiência no interior do lisossomo.
Em função disto, o conteúdo do citosol é duplamente protegido contra ataques do próprio sistema digestivo da célula, uma vez que a membrana do lisossomo mantém as enzimas digestivas isoladas do citosol (essa função é exercida, aparentemente, pelos carboidratos que ficam associados à face interna da membrana), mas mesmo em caso de vazamento, essas enzimas terão sua ação inibida pelo pH citoplasmático causando dano reduzido à célula.
Os lisossomos são caracterizados, não só por seu conteúdo enzimático, como por sua membrana envoltória única dentre as organelas: proteínas transportadoras contidas nessa membrana, permitem que os produtos finais da digestão de macromoléculas (tais como aminoácidos, açúcares, nucleotídeos e até mesmo pequenos peptídeos) transitem para o citosol onde serão excretados ou reutilizados pela célula.