Estratificação social - sociologia
É o agrupamento dos membros de uma sociedade, divididos em funções, cargos, raça, condição social. Todas as sociedades desenvolvem o método de estratificação social, ou seja, divisões dentro da sociedade. Se a estratificação não existisse, a sociedade possuiria uma população simples e pequena, não haveria conflitos, divisão de trabalho; é muito difícil, pode-se dizer que é praticamente impossível uma sociedade feita sem tais fatos, pois a mesma não consegue sobreviver sem uma divisão de suas funções.
Estratificação vem da intenção de todos nós de avaliar todas as diferenças culturais ou biológicas existentes entre os seres humanos. Pois tais diferenças estão diretamente ligadas as posições no agrupamento social e influenciam a participação na sociedade, pois criam desigualdades sociais.
UOL – Pirâmide – Estratificação social.
Citação: “É comum representar a estratificação social de um grupo através da pirâmide fatiada horizontalmente. Essa imagem permite a visualização estatística dos números de cada estrato. Na pirâmide abaixo, as setas sugerem um outro conceito importante: o da mobilidade que consiste no deslocamento dos indivíduos ou de grupos dentro da pirâmide. Esses deslocamentos podem ser verticais ou horizontais, ascendes ou descendentes.
Gráfico de mobilidade social
A mobilidade vertical (ascendente ou descendente) é determinante para verificar mudanças frequentes e abruptas no status são indicativas de processos de reforma, revolução ou restaurações sociais. Por outro lado, se a mobilidade vertical chega a ser quase zero, não havendo modificação no status dos sujeitos, é que estamos tratando de uma sociedade de castas ou estamentos. O grau de dinamismo. Em geral, os deslocamentos verticais incorrem em mudanças de status. Variações de status normalmente são indícios de uma sociedade de classes.”
Sociedade de classes
As classes sociais propriamente ditas expressam as