Trabalho De Socio
Tipos de estratificação:
Estratificação política: estabelecida pela posição de mando na sociedade (grupos que têm poder e grupos que não tem). Geralmente, as pessoas mais ricas detêm mais poder também.
Estratificação econômica: definida pelas posses de bens materiais, cuja distribuição pouco justa faz com que haja pessoas ricas, pobres e em classes intermediaria.
Estratificação profissional: baseada nos diferentes degraus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo a profissão do médico e socialmente mais prestigiada que a de um padeiro.
A desigualdade social acontece quando a distribuição em sociedade é feita de maneira inadequada. Os sinais das desigualdades entre os seres humanos podem ser observados em todos os lugares, basta ver a forma como as pessoas se vestem, o carro que possuem a casa e o bairro que moram etc. Podemos observar também as desigualdades observando os bens simbólicos, ou seja, os lugares em que estudam e os bens culturais que consomem. Em suma, as desigualdades se evidenciam no contraste entre riqueza e pobreza.
A estratificação social e as desigualdades decorrentes são produzidas historicamente, ou seja, são geradas por situações específicas de cada sociedade. As desigualdades sociais ainda presentes na sociedade brasileira, são decorrentes de fatos históricos da estratificação social ocorrida. São exemplos dela: a escravidão; o grande número de