Estratifica O
Ensino Médio
Tipos de estratificação social
Estamentos
Castas
Classes Sociais
Mobilidade social
José Carlos de Matos Júnior nº 18 2º ano B
Araras, 12 de Março de 2015.
Estratificação
A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes.
Tipos de estratificação social:
Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária. Por exemplo, uma pessoa que tem uma renda maior do que outra é posta no topo da pirâmide e a que tem menos renda é colocada na base da pirâmide.
Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a profissão de pedreiro.
O Brasil, em minha opinião, se encaixa em dois tipos de estratificação, a econômica e a profissional, pois a pessoa que tem uma renda muito baixa é desvalorizada, assim também como um ser que exerce a profissão de um pedreiro é rebaixado ao nível dos que são engenheiros, médicos, advogado etc.
Estamentos
Para compreender a sociedade estamental, a qual marcaria boa parte da história ocidental principalmente quando olhamos para Europa na Idade Média, podemos imaginar a figura de um triângulo no qual os estamentos (grupos sociais) estariam dispostos da seguinte maneira: rei, clero, senhores nobres e, finalmente, plebeus. Como aponta Hélio Jaguaribe (2001), havia “os que oravam, os que lutavam e os que trabalhavam. Ainda, segundo ele, registra-se que o “bispo Adelberonte de Leon constatava que a sociedade cristã estava dividida e, três ordens, que ele considerava necessárias e complementares, cada