Aula Colaborativa
Aula-tema 1: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade.
Me chamo Andressa, amo passear em parques naturais, trabalhar e estudar. Trabalho como auxiliar de educação, neste ano de 2015 estou com uma turminha de 1 à 2 anos, normalmente seguimos uma rotina pré estabelecida pela escola, nela consta períodos de brincadeiras supervisionadas (parque), ludicidade e atividades de estimulação corporal, como exemplo de interação com o lúdico e o imaginário temos as histórias contadas com fantoches, teatro de sombras, até brincadeiras de cabaninha com lençol, eles amam o “CADÊ? ACHOU!”, livros em 3D e musicais fazem seus olhinhos brilharem, uma graça!
Hoje tenho um gosto musical eclético, na verdade em uma música o conjunto melodia + letra é o que me faz ter interesse em ouvi-la, desde pequena fui estimulada a ouvir diversos gêneros musicais, talvez, por isso, hoje eu não tenha um interesse em um único gênero musical.
Já as leituras de minha infância não foram assim tão diversificadas, costuma ler livros de uma única autora “Ruth Rocha”, com o passar dos anos os estudos foram sendo direcionados e determinados livros como “A ilha perdida”, “Os seis irmãos”, “O escaravelho do diabo”, entre outros. A literatura, desde sempre se fez presente em minha vida! Hoje eu agradeço imensamente á todos os estímulos a mim dispensados para a apreciação de uma boa leitura; confesso que ter uma biblioteca aberta às crianças na escola fez uma enorme diferença.
A escolha de minha profissão se deu justamente pelo gosto a leitura, o que despertou ainda o gosto a ensinar.
Refletindo sobre as atividades propostas e aos estudos anteriores, acredito que a importância e a contribuição da literatura infantil servem mesmo como agente de formação, tanto de forma espontânea como direcionada pela escola, bem como a importância da literatura para a formação da consciência de mundo por crianças e jovens.
A literatura infantil é um agente ideal para a formação de