aula colaborativa
Língua Brasileira de Sinais
Nome: Tamires Floro dos Santos Pinheiro RA: 6622375583
Cenário brasileiro para as pessoas surdas
No meu ponto de vista este estudo tem por objetivo comprovar que é possível incluir uma pessoa surda junto a pessoas auditivamente normais. O método qualitativo com aplicação de questionário para professores analisando seu desempenho e seu comportamento em ministrar suas aulas. Verifica-se que o corpo docente questionado não possui conhecimento amplo sobre a metodologia de ensinamento necessário para ensinar uma criança surda; observamos que as maiores dificuldades encontram-se na forma de comunicação entre os alunos e professores, confirmada esta dificuldade, o aluno não possui condições adequadas para o seu aprendizado. Mesmo com todas as dificuldades e inadequações na sala de aula, o aluno surdo procura desenvolver seu aprendizado junto aos alunos ouvintes.
Através de uma breve revisão histórica da educação dos surdos tentamos mostrar os caminhos que esta percorreu os obstáculos que eles foram impostos na manutenção da sua comunidade, da sua língua e da sua cultura. Desde o início desta história os princípios filosóficos, políticos, sociais, ideológicos e os interesses pessoais regeram os rumos desta educação e o destino dos surdos. Estamos atualmente em outro momento, com os mesmos princípios atuando, ainda que de forma diferente.
Enquanto profissionais que trabalham com surdos, temos que estar conscientes da presença destes determinantes e escolher uma forma de atuação que esteja de acordo com o que acreditamos. As nossas crenças são determinadas por princípios sociais que estão acima de nós, mas somos livres para escolher aqueles que nos fazem sentido e através deles delimitarmos nossa conduta enquanto profissionais. Baseado nos princípios nos quais acreditamos. Existem outros, que se baseiam em outras concepções de mundo e de indivíduos, nos quais os profissionais que os