Estrategicas de leitura
Explicitar o propósito de leituraÉ fundamental que o educador explicite, para cada caso, o fim da leitura
3
, nem que este sejaler pelo prazer de ler. Guiados, os alunos terão muito mais hipóteses de serem bemsucedidos nas suas tarefas e podem adaptar os seus procedimentos às finalidades pretendidas, variando, por exemplo, a velocidade de leitura, através de técnicas como as quese seguem. o skimming
: consiste numa técnica de leitura rápida em busca da ideia geral.Permite, por exemplo, perceber se determinado texto nos interessa e se vale a pena ou não continuar a lê-lo. Indicam-se algumas sugestões de trabalho:
Ler o título, antetítulo, subtítulo, para descobrir o assunto tratado notexto.
Olhar para outras pistas de leitura, como imagens, disposição dosespaços, etc.
Ler as primeiras e últimas palavras da frase.
Deixar os olhos passarem pelo texto, retendo palavras-chave.
Pensar sobre o sentido do texto. o scanning
– técnica de leitura rápida utilizada quando se lê em busca deinformação específica no texto, como procurar uma palavra no dicionário, ver um artigo num catálogo, procurar um n.º de telefone na agenda, etc. Para isso,devem procurar-se ideias-chave, dando especial atenção aos organizadorestextuais, como números, cores, sublinhados, etc. Eis algumas dicas de trabalho:
Não parar em cada palavra para perceber o seu significado, mas percorrer o texto em busca da informação procurada.
Reconhecer pistas de leitura, nos elementos paratextuais, na estruturado texto, etc.
Treinar esta técnica de leitura, através do uso do dicionário, da procurade contacto na lista telefónica, da pesquisa nas páginas da Internet deuma informação específica, etc. 2.Desenvolver estratégias de leitura nas diferentes disciplinas do currículo.
Ensinar a ler não deve ser unicamente um objectivo do professor de Português. Os alunos comdificuldades de leitura necessitam, acima de tudo, de oportunidades para negociar textos