1- Leitura das páginas 152 a 157: 5.7 – formulação estratégica de nível de negócio leitura das páginas 157 a 158: 5.8 – formulação estratégica de nível funcional 2- questões
Ela tem como objetivo definir como a unidade deve competir para conseguir alcançar uma posição de superioridade em relação aos seus concorrentes. Ela tem como características a vantagem competitiva a as competências essenciais:
Vantagem competitiva – para poder existir em meio às outras empresas e se consolidar no mercado, cada organização precisa ser diferente e possuir características únicas que as diferencie das demais. Uma empresa possui vantagem competitiva quando domina e controla recursos, conhecimentos ou habilidades que a diferenciam de seus concorrentes e que lhe permitem oferecer mais valor a seus clientes. Exemplos: qualidade superior do produto oferecido, domínio exclusivo de fontes de matéria prima, atendimento excepcional ao cliente, etc. Competências essenciais – ela é a raiz da competitividade, pois consiste em explorar os pontos fortes da organização e desenvolvê-los a fim de garantir uma vantagem competitiva sobre os concorrentes e sustentá-la em longo prazo.
2.2 – Comente o modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter. Michael Porter, professor de Harvard Business School, propõe um modelo para apoiar a formulação das estratégias de negócio baseada na análise de cinco forças competitivas. São elas: - Ameaça de novos entrantes: a ameaça da entrada de novos concorrentes é um importante fator que vai afetar a rentabilidade da empresa, em virtude do aumento da rivalidade que essa entrada pode provocar, portanto essa ameaça depende das barreiras existentes contra sua entrada e do poder das organizações já estabelecidas. Estas barreiras são fatores que vão dificultar o surgimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. As principais barreiras são:
1) economia de escala – atrapalha a entrada de novos concorrentes, pois as empresas que já produzem grandes quantidades podem reduzir custos, e novas empresas, que tenham que começar a vender pouco para depois