estrategicas alternativas
O estabelecimento de alternativas de ações que englobem as possíveis configurações da empresa perante o binômio: Produtos X Mercado é a finalidade básica da estratégia
Para as estratégias serem adequadas é necessário que cada uma se torne. - Competitiva - Relacionadas entre si - Possíveis de serem operacionalizadas com recursos que estão a disposição da empresa. Só assim o conjunto de objetivos e desafios estabelecidos poderão ser alcançados pela alternativa da estratégia.
Quando de avalia um conjunto de objetivos deve se perceber o Grau de Risco a eles associados. Objetivos estratégicos muito ambiciosos resultam e mal dimensionamento de ativos, perda de lucros anteriores e oportunidades futuras. Porem se forem Pouco ambiciosos ocasionarão em estratégias medíocres, desprezando as oportunidade de melhor aproveitamento dos recursos da empresa.
ESCOLHA DA ESTRATEGIA
A determinante principal da escolha da estratégia vem da inspiração do chefe executivo quanto a sua vida pessoal, a vida de sua empresa como instituição, e a vida dos envolvidos na empresa. O senso de obrigação para com a sua empresa decidira quanto a sua devolução e escolha do assunto em que ira fixar a idéia da estratégia. A partir disso deve se analisar o ‘ porque’ uma estratégia foi definida desta for,a. pois passara por um estudo para ser estabelecida e repassada para o executivo com o poder de decisão para determinar qual será implantada. Talvez é possível afirmar que as pessoas mais interessadas, em obter reputação, poder e riqueza tentem assumir uma visão, de curto prazo, pensando em obter lucros entre um e três anos. Estas são inclinadas a assumir grandes riscos.
Outro ponto que deve ser observado pelo executivo é quando a escolha da estratégia escolhida tiver EFEITO SINERGICO ela será muito mais poderosa. EFEITO SINERGICO – É um efeito que combinado com duas ou mais estratégias levara a um resultado maior que a soma da estratégia