Estrategias de downsizing
Existem vários caminhos a serem tomados na redução de pessoal. Por isso o tempo disponível para a implantação, e item fundamental para a escolha da estratégia ser adotada. Pois é de acordo com o tempo e o numero de funcionários a ser reduziso que se define o grau de medida a ser tomado.
Programas com objetivos a curto prazo exigem medidas mais drásticas, como o desligamento puro e simples. Quando os objetivos são de médio prazo, então o gestor tem a sua disposição estratégias consideradas mais suaves. (WETZEL, 2000, p.14)
ESTRATEGIA DO “EMPURRA” e “PUXA”
Estrategia descrita pelo pesquisador americano Tomasko, onde existem dois tipos. O EMPURRA que tem a finalidade de demitir funcionários, e o do PUXA onde a organização oferece incentivos para que o colaborador saia voluntariamente, como aposentadoria antecipada. Geralmente estas estratégias são apresentadas juntas.
ESTRATEGIAS DE DOWNSIZING DE MEDIO A LONGO, MEDIO E CURTO PRAZO.
Esta é classificada como:
• Redução de força de trabalho: esta tem o objetivo de alcançar resultados rápidos, por meio de demições, aposentadorias e transferências incentivadas ou não. Nas quais o principal objetivo e reduzir custos; • Redesenho organizacional: Nesta em vez de se eliminar o funcionário, se elimina as funções, níveis hierárquicos e produtos. É considerada um opção de médio prazo por ser mais complexa. • Sistemica, as três estratégias são reunidas no quadro: Considerada uma estratégia de longo prazo, que visa mudar a estrutura cultural e de valores da organização. Nesse o downsizing passa a ser considerado um processo de melhoria