ESTRATEGIA
É o estudo de viabilidade de seu Empreendimento, ou seja, analisa-se se será viável ou não o Empreendimento. É o documento que descreve o que você planeja fazer, qual o rumo a seguir. É um estudo que devemos realizar com a máxima cautela pois, afinal, esse plano irá ajudar na realização das melhores tarefas essenciais para sua empresa, e poderá ajudar, como por exemplo: na busca de um novo sócio, fazer um empréstimo bancário ou atrair investidores potenciais.
Para tanto é conveniente primeiramente fazer a definição do negócio, ou seja, definindo seu conceito, estratégias e modelos.
DEFINIÇÃO DE UM NEGÓCIO
A definição de um novo negócio exige a identificação de aspectos relativos ao seu conceito, modelo e estratégia competitiva. Conforme a figura 1, podemos verificar a interdependência entre estes termos, porém, eles não são sinônimos.
Figura 1. Definição do Negócio
Fonte: Adaptado de Aidar (2007 p. 49).
CONCEITO DO NEGÓCIO
No que tange ao conceito de negócio, pode-se dizer que qualquer negócio pode ser dividido nas seguintes dimensões:
• Público alvo: quem deve ser atendido pelo negócio;
• Necessidades atendidas: quais são as principais funções dos produtos e serviços;
• Produto e serviços ofertados: como serão atendidas as necessidades.
Com base nas dimensões, pode-se derivar a declaração da missão do negócio e com isso auxiliar na delimitação e enfocar as ações e os esforços do novo negócio. A missão do negócio mostra a razão de ser da empresa, orientando e delimitando suas ações em função de seus clientes. Uma vez bem detalhada, ajuda a organização a não perseguir propósitos conflitantes e a priorizar as estratégias e diretrizes, servindo como base para alocação de recursos do negócio.
Abel (apud AIDAR, 2007, p. 51) recomenda que os novos e pequenos negócios façam o uso de estratégia de nicho que procurem o enfoque no atendimento segmentado de uma ou mais dimensões (público alvo, necessidades atendidas e produtos e