Estrategia de transporte
RENAN ARAÚJO DE OLIVEIRA E SILVA
RESUMO
O presente estudo e pesquisa têm como objetivo a análise da estratégia aplicada a um dos setores que mais cresce em nosso país e que, apesar deste desenvolvimento incontestável na última década não possui ainda um grande número de estudos a seu respeito.
O setor de prestação de serviços é um vasto campo da economia brasileira e na intenção de obter um resultado mais preciso e menos genérico foi escolhido como foco para nortear este estudo o segmento de empresas de transporte de mercadorias, tradicionalmente chamadas de transportadoras. O objetivo desejado ao fim é analisar os aspectos estratégicos desta prestação de serviços e o pressuposto, a ser confirmado ao fim, de que as transportadoras adotam em sua grande maioria estratégias empresariais não formais e empíricas.
PALAVRAS CHAVE
ESTRATÉGIA DE TRANSPORTE: TÉCNOLOGIA DE TRANSPORTE, RECURSOS HUMANOS, OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS, INFORMAÇÃO.
TRANSPORT STRATEGY
SUMMARY
This study and research have focused on the analysis of the strategy applied to one of the fastest growing sectors in our country and that despite this development is not undisputed in the last decade also has a large number of studies about it.
The services sector is a vast field of the Brazilian economy and the intention of obtaining a more precise result and less generic was chosen as a focus to guide this study, the segment of the freight transport companies, traditionally called carriers. The desired goalies to finish analyzing the strategic aspects of this service and the assumption, to be confirmed at the end, that carriers adopt mostlynon-rmal business strategies and empirical.
KEYWORDS
STRATEGY OF TRANSPORTATION: TRANSPORTATION TECHNOLOGY, HUMAN RESOURCES, ORGANIZATIONAL OBJECTIVES, INFORMATION.
1-INTRODUÇÃO
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem