OS DESAFIOS DA EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA: O CASO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGAS
DE TRANSPORTE DE CARGAS
RESUMO
O artigo analisa os processos de formulação e execução da estratégia em uma empresa de transportes de cargas, com o objetivo identificar e descrever os principais desafios da execução da estratégia e em quais escolas de formação da estratégia a empresa em estudo se enquadra. Os 2 autores principais em que se baseia o estudo são Mintzberg et al (2000) que propõe as dez escolas de pensamento sobre formulação de estratégias, e Hrebiniak (2006) que se foca na execução - nos processos, nas decisões e nas ações necessárias para fazer a estratégia funcionar. INTRODUÇÃO
A Estratégia empresarial é um processo organizacional, de várias maneiras inseparáveis da estrutura, do comportamento e da cultura da companhia na qual é realizada. Pode-se extrair desse processo dois aspectos, inter-relacionados na vida real, mas separáveis para efeito da análise. O primeiro poderá se chamar formulação e o segundo, de implementação. Mintzberg e Quinn (2001).
Mintzberg et al (2000) no livro Safári de Estratégias, propõem dez escolas de pensamento sobre estratégia: escola de posicionamento, escola empreendedora, escola cognitiva, escola de aprendizado, escola de poder, escola cultural, escola ambiental e a escola de configuração.
Hrebiniak (2006) diz que fazer a estratégia funcionar é mais difícil do que criar a estratégia, e coloca que a execução é essencial para o sucesso das empresas. Aponta também que a execução da estratégia nem de perto se mostra de forma clara e compreensível quanto a formulação da estratégica. Sabe-se muito mais sobre planejamento do que sobre realização, sobre criação da estratégia do que o seu funcionamento real.
Para descobrir que problemas os gerentes geralmente encontram na execução da estratégia
Hrebiniak, desenvolveu dois projetos de pesquisa envolvendo o Gartner Group, Inc., para conseguir algumas respostas. Com esse estudo Hrebiniak