Estradas
O projeto geométrico consiste no processo de correlacionar os seus elementos físicos com as características de operação, segurança, conforto etc. A construção de uma estrada abre novos horizontes para o desenvolvimento de uma região e a ligação de pólos potencialmente ricos através de estradas permite a consolidação da economia regional.
Estudos para construção de uma estrada
As principais atividades para elaboração de um projeto viário são:
Projeto geométrico; de obras de terra; de terraplenagem; de pavimentação; de drenagem; de obras de arte correntes; obras de arte especiais; de viabilidade econômica; de desapropriação; de interseções, retornos e acessos; de sinalização; de elementos de segurança;
Orçamento de obra e plano de execução;
Relatório de impacto ambiental.
FATORES QUE INFLUEM NA ESCOLHA DAS ESTRADAS
TOPOGRAFIA DA REGIÃO
Regiões topograficamente desfavoráveis acarretam grandes movimentos de terra e conseqüentemente altos custos para a execução da infra-estrutura da estrada.
CONDIÇÕES GEOLÓGICAS E GEOTÉCNICAS LOCAIS
Necessidade de obras adicionais de estabilização de cortes e aterros executados em terrenos desfavoráveis pode representar custos adicionais.
HIDROLOGIA DA REGIÃO
A escolha de um traçado ruim acarreta na necessidade de obras de arte e obras de drenagem a um custo elevado.
EXISTÊNCIA DE BENFEITORIAS NO LOCAL ESCOLHIDO
Problema devido ao aumento dos custos de desapropriação da faixa para a construção da estrada (escolher terrenos de baixo valor). Muitas vezes, determinados traçados podem aumentar os benefícios conseqüentes da construção da estrada, ou seja, pode-se dizer que o traçado é sempre resultado de uma análise de benefícios e custos.
FASES DE ESTUDO DA ESTRADA
O método clássico utilizado para a escolha do traçado envolve as seguintes fases: reconhecimento ou anteprojeto;
Exploração e projeto final ou definitivo.
RECONHECIMENTO OU