Estradas
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ESTRADAS
PESQUISA 03
Discente: JÚLIO BISPO DOS SANTOS
Aracaju, 2013
1. VELOCIDADE DIRETRIZ
A American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO) define velocidade de projeto (ou velocidade diretriz) como a máxima velocidade que um veículo pode manter, em determinado trecho, em condições normais, com segurança.
A velocidade de projeto é a velocidade selecionada para fins de projeto da via e que condiciona as principais características da mesma, tais como raios de curvatura, superelevação e distâncias de visibilidade, das quais depende a operação segura e confortável dos veículos.
A velocidade de projeto de um determinado trecho de estrada deve ser coerente com a topografia da região e a classe da rodovia.
Tabela 01
2. Veículo de projeto
Denomina-se veículo de projeto o veículo teórico de certa categoria, cujas características físicas e operacionais representam uma envoltória das características da maioria dos veículos existentes nessa categoria. Essas características condicionam diversos aspectos do dimensionamento geométrico de uma via, tais como:
A largura do veículo de projeto influencia na largura da pista de rolamento, dos acostamentos e dos ramos de interseções;
A distância entre eixos influi no cálculo da Superlargura e na determinação dos Raios
Mínimos internos e externos das pistas dos ramos das interseções;
O comprimento total do veículo influencia a largura dos canteiros, a extensão das faixas de espera, etc;
A relação peso bruto total / potência influencia o valor da rampa máxima e participa na determinação da necessidade de faixa adicional de subida;
A altura admissível para os veículos influi no gabarito vertical.
A escolha do veículo de projeto deve levar