ETAPA 4 - ATPS CIENCIAS SOCIAIS ANHANGUERA
O filma Pajerama tem a intenção de mostrar e evidenciar os impactos e estranhamento por parte do índio das situações do mundo moderno, desconhecidas por ele. Retratando os sinais da modernidade e da civilização no meio do universo dos índios, mostrando o contato estranho em que as pessoas mostram quando se deparam com uma situação desconhecida. Cada dia que passa os homens brancos está fazendo desses índios vitimas de diversas obras da modernidade que traz um olhar sobre a verdadeira selva que vivemos através dos grandes processos de urbanização que passa as cidades, e tudo isso através do olhar do passado. Fazendo com que a gente reflita o rumo que esta tomando o planeta, com desmatamento.
A caracterização do índio brasileiro do fim do século XX, exige novas abordagens, em função de alterações no contexto social e político. Como resultado da mobilização da comunidade indígena, bem como de organizações políticas e civis convencidas da importância da defesa dos direitos dos índios para o futuro do país, a constituição brasileira de 1988 trouxe duas inovações conceituais importantes.
A importância das novas abordagens da questão indígena no fim do século XX reside não só na identificação do índio com outras minorias em seu direito à diferença, mas também em sua íntima associação com a questão ambiental.
Tendo em foco a cidade de São Paulo como se nota no curta, observa-se que a cidade, em seu desenvolvimento, se sobrepôs aos limites naturais antes existentes, a cidade cresceu e suas construções englobaram rios, vales e morros. Não foram preservados nem o povo indígena, que antes ali viviam, tais como Tucunas, Aimberes, Caiovás, etc. Este processo intenso de urbanização não poupa pessoas, sua cultura ou a natureza.
Logo se conclui que o curta Pajerama tem a intenção de mostrar e evidenciar os impactos e estranhamento por parte do índio das situações do mundo moderno, desconhecidas por ele. Retratando os sinais da