Estradas e arruamentos
1.Introdução
1.Memória descritiva e justificativa
1.1.Definição e descrição geral da obra
O presente trabalho tem como objectivo projectar a beneficiação e rectificação do CM 1354 que se situa na frequesia de Alte. O trabalho a executar compreende apenas um pequeno troço, na qual foi identificado no esboço corográfico fornecido pelo docente. O trabalho será executado em parceria com a C.M. de Loulé.
Dados fornecidos:
- Velocidade de projecto = 50km/h
- Nível de serviço: E
Características em perfil transversal:
- Faixa de rodagem com 6.0 m
- Bermas com 0.75 m
- Valetas longitudinais em betão (quando existem encontram-se inseridas na berma) Constituição do pavimento flexível:
- Camada de desgaste em betão betuminoso com 0.05 m
- Camada de regularização em mistura betuminosa densa com 0.05 m
- Camada de base em agregado de granulometria extensa com 0.20 m
- Camada de sub-base em agregado de granulometria extensa com 0.20 m
1
Instituto Superior de Engenharia
Estradas e Arruamentos
A implantação de uma estrada impõe vários tipos de estudos e é condicionada por diferentes factores. Antes do estudo do traçado devem-se analisar os dados disponíveis ou se necessário recolhe-los, sobre o objectivo da estrada, em termos de tráfego que irá servir e consequentemente o tipo de estrada mais apropriada para satisfazer essas necessidades assim como o nível de serviço. Estes factores são primordiais para se encontrar os primeiros condicionamentos de traçado. Posteriormente para se encontrar a localização ideal dentro da zona em que se pretende localizar a estrada, devem-se avaliar outros factores e ponderá-los entre si: ambientais, paisagísticos, sociais, habitações, outras construções ou infra-estruturas já existentes no local e naturalmente o económico.
O estudo realizado compreende a implatação de uma curva, que vai inserir noutra pequena curva. Segundo informação da Câmara Municipal de Loulé, até 15 de
Agosto, haverá um corte na circulação