Estradas 2
Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas de terraplanagem (subleito) destinadas técnicas e economicamente a resistir os esforços oriundos do trafego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança.
Classificação:
1. Rígido ou de concreto – cimento: são aqueles que o revestimento são placas de concreto de cimento Portland. Nesses pavimentos a espessura é fixada em relação da resistência a flexão das placas de concreto e da resistência das camadas subjacentes. As placas de concreto podem ser armadas ou não com barras de aço. 2. Flexível ou asfáltico: São aqueles em que o revestimento é composto por uma mistura constituída de agregados e ligantes asfálticos. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente as ações do tráfego e transmitidas de forma aterrada as camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança).
Camadas Do Rígido
Camadas Do Flexível
Um pavimento flexível pode ter: 1. Revestimento + Base + sub-base + Reforço 2. Revestimento + Base + Sub-base 3. Revestimento + Base
Tipo de Revestimento asfáltico: 1. Por Penetração (artesanal): * Direta – Macadame – Betuminoso * Indireta: -TSS (Tratamento Superficial Simples) -TSD (Tratamento Superficial Duplo) -TST (Tratamento Superficial Triplo)
2. Por mistura: * CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente) * PMQ (Pré Misturada Quente) Pode ser fria também * AAQ (Areia Asfáltica Quente) Pode ser fria também.
Penetração Invertida.
Exercício:
A rodovia RO -394 no se trecho km 7,54 / km 18,45 tem uma plataforma de terraplanagem de 16m e sobre ela será construído um pavimento que será em TSD com espessura de 2,5cm, as camadas são reforço de subleito 14cm, Sub-Base de 12 cm e base de 10 cm. O talude de pavimentação é de 1:4, e