ESTOQUES
Empresas que tem sua principal movimentação através de compra e venda ou mesmo empresas que trabalham com uso de estoque seja pra almoxarifado ou estoque de materiais, tem a necessidade de utilizar formas de se controlar e organizar seu estoque de forma a não ter perdas, furtos ( ainda que pareça improvável ), desvios ou mesmo pequenos erros de registros. Daí então se começou a utilizar formas concretas e exatas para se controlá-lo sendo elas o PEPS, UEPS e MPM. Levando em consideração que a forma mais usual seja mesmo a MPM por gerar menos transtornos e um controle de gastos mais homogênea.O trabalho também aborda a depreciação, citando como ela ocorre e como a depreciação e feita em determinados objetos.
ESTOQUES
A contabilização das compras de itens do estoque deve ocorrer no momento da transmissão do direito de propriedade dos mesmos. Geralmente, tal momento ocorre na entrada física dos bens no estabelecimento. Mas existem estoques que, mesmo não estando fisicamente presentes no local, devem ser contabilizados, como por exemplo, matérias primas que foram remetidas pelo fornecedor, por conta e ordem do cliente, á terceira empresa que efetuará industrialização dos referidos materiais.
Os estoques estão representados basicamente por: mercadorias para revenda, produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas, almoxarifado, importações em andamento e adiantamentos a fornecedores de estoques. CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL O termo "estoque" refere-se a todos os bens tangíveis mantidos para venda ou uso próprio no curso ordinário do negócio, bens como em processo de produção para venda ou para uso próprio ou que se destinam ao consumo na produção de mercadorias para venda ou uso próprio. Seguindo o conceito de liquidez, o subgrupo estoques classifica-se no Circulante, após os subgrupo “Outros Créditos”. NORMATIZAÇÃO CONTÁBIL
As pessoas jurídicas que possuem registro permanente de estoques, integrado e coordenado com a