Marketing Politico MKT
Segundo Kotler e Armstrong (2007, p.4), Marketing é o processo de pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca.
O marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado.
Seguindo a linha de Kotler é possível afirmar que o marketing político tem a função de criar valor junto aos eleitores em potencial, adequando o candidato ao seu eleitorado, essa adequação se da a partir de pesquisas que buscam saber como pensam os eleitores, após isso é possível ajustar o discurso do candidato com os anseios do eleitorado, isso faz com que esse candidato se posicione adequadamente junto aos anseios da população. Tendo em vista que o marketing político está relacionado com a formação e a manutenção da imagem em logo prazo.
A partir daí é possível dar início ao marketing eleitoral.
“O marketing eleitoral consiste em implantar técnicas de marketing político e comunicação social integrados, de forma a conquistar a aprovação e simpatia da sociedade, construindo uma imagem do candidato que seja sólida e consiga transmitir confiabilidade e segurança à população elevando o seu conceito em nível de opinião pública.”
O marketing eleitoral tem como característica abranger todas as técnicas de marketing disponíveis no mercado, desde pesquisa e sondagem até práticas mais avançadas.
Existem diferenças básicas entre o Marketing organizacional e o marketing político, uma das mais importantes é que segundo a definição de marketing de Kotler “marketing é a atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca (Kotler, 1980, p. 33).” Na atividade empresarial o consumidor tem a garantia