Estoques
Para uma empresa funcionar corretamente, é necessário antes de tudo de organização. A organização é importante, pois é ela que vai garantir o bom funcionamento entre os setores da empresa, fazendo-a progredir cada vez mais e eliminar possíveis erros em alguma eventual etapa de um processo de fabricação.
Ter um controle sobre o estoque é muito importante, porque é ele que vai garantir a continuidade da produção. Para fazer o controle desses estoques, os gestores precisam controlar a quantidade desse estoque, o tempo que esses materiais estarão disponíveis e também a sua localização (fácil acesso), ou seja, a gestão de estoques envolve vários pontos que caminham junto para um único objetivo: garantir a continuidade da produção na empresa.
Um estoque em excesso ou a falta dele vai gerar grandes prejuízos para a empresa e a empresa não vai querer isso. Para não ocorrer atrasos, o tempo também é muito importante. Saber exatamente o momento em que os materiais irão chegar é necessário para um bom controle, do contrário, se torna mais um ponto negativo para o processo de produção da empresa. A localização é outro ponto de extrema importância para um controle, porque não basta os materiais estarem disponíveis, mas sim disponíveis no local certo.
Portanto, a gestão de estoques envolve muitos fatores e está ligada a disponibilidade dos materiais, ao local em que se encontram e quando esses materiais estarão disponíveis, também a melhoria das condições de trabalho (pois são as pessoas que irão movimentar os materiais), uso dos equipamentos adequado para o transporte (para evitar quebras ou perdas). Sendo assim, os gestores devem usar as técnicas que mais acharem convenientes e que irão resultar na melhoria contínua na produção de sua empresa.