Estoque
Estoque é um dos setores que exerce papel de suma importância dentro de uma empresa, por ser ele que mantém todos os produtos necessários para seu funcionamento, tornando-se essencial em uma gestão eficiente.
Avaliação de estoque
Para determinar o custo de produtos estocados e destinados a venda é preciso considerar o valor pago na aquisição de tais mercadorias, deduzido o ICMS e acrescido das despesas relativas ao frete e seguro pagos pelo comprador.
Tendo em vista que a empresa poderá adquirir um mesmo tipo de produto em datas diferentes, pagando por ele preços variados, o custo dessas mercadorias estocadas poderá ser determinado por meio dos seguintes critérios:
1 - Preço Específico
O critério de avaliação do preço específico consiste em atribuir a cada unidade do estoque o preço efetivamente pago por ela. É um critério que só pode ser utilizado para mercadorias de fácil identificação física, como imóveis para revenda, veículos novos e usados, etc.
2 - Primeiro que Entra, Primeiro que Sai – PEPS
Nesse critério, a empresa dá saída nos estoques dos produtos mais antigos, ou seja, adquiridos primeiro, permanecendo estocados os produtos de aquisição mais recente.
3 - Último que Entra, Primeiro que Sai – UEPS
Adotando esse critério, a empresa dará baixa em primeiro lugar nos estoques mais recentes ficando estocados sempre os produtos mais antigos.
4 - Custo Médio
Os produtos serão avaliados pela média dos custos de aquisição, sendo estes atualizados a cada compra efetuada.
Na avaliação pelo custo médio a empresa não sairá lucrando mais do que sua margem de lucro, nem perdendo devido à media entre os valores. O método PEPS é muito utilizado pelas empresas que trabalham com produtos que tenham validade, assim reduzindo as perdas por este prazo, e o valor de cada um dos produtos será mantido conforme o valor adquirido. O método UEPS, por ser o último produto a entrar em estoque deve ser o primeiro a ser vendido, mantém o valor do último produto adquirido