Estoque
São José; 01de abril de 2014. ESTOQUES
A) Avaliação dos estoques
Auditoria é uma técnica contábil, através da qual são examinados os registros contábeis e documentos da entidade, emitindo-se parecer sobre as Demonstrações Financeiras auditadas.
A Auditoria está subordinada às suas normas e procedimentos, aos postulados da contabilidade e comportamentos éticos. Este trabalho tem como objetivo, mostrar a importância da Auditoria dos Estoques.
Os estoques são representados pelas contas:
-mercadorias para revenda,
-produtos acabados,
-produtos em elaboração,
-matérias-primas,
-materiais auxiliares,
-material de embalagem,
- importações em andamento,
-almoxarifado e provisão para redução ao valor de mercado.
Os inventários de estoques podem ser periódicos ou permanentes. O livro de inventário é obrigatório.
Os métodos de avaliação mais utilizados são:
-Custo ou mercado dos dois o menor,
-Identificação Específica
-Ueps,
-Peps,
-Custo Médio.
B) Procedimentos de auditoria dos estoques
O procedimento inicial na auditoria dos estoques deve ser o confronto entre o saldo do Balanço e o declarado no livro de Inventário. O Levantamento Específico de mercadorias pode ser: De Balanço a Balanço dentro do exercício, De Balanço inicial a Balanço entregue no início da fiscalização e Levantamento envolvendo as últimas aquisições.
Os Estoques são avaliados pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisões para ajustá-lo ao valor de mercado. A Superavaliação e a Subavaliação de Estoques visam ocultar a sonegação de tributos através da omissão de receitas. A verificação da exatidão dos estoques, bem como a elucidação de irregularidades.