Estoque de Comércio Varejista
Às vezes por falta de conhecimento sobre a demanda futura e/ou indisponibilidade de produtos no mercado, as empresas necessitam de estoques. Por um lado eles garantem sucesso nas vendas e redução de custos de produção, por outro geram custos de armazenagem entre outros.
As principais funções do estoque:
a) Garantir o abastecimento de materiais a empresa, neutralizando os efeitos de: demora ou atraso no fornecimento de materiais; sazonalidade no suprimento; riscos de dificuldade no fornecimento;
b) Proporcionar economias de escala: através da compra ou produção em lotes econômicos; pela flexibilidade do processo produtivo; pela rapidez e eficiência no atendimento ás necessidades.
O estoque influencia diretamente nas compras e no plano de vendas de uma empresa, se esta comprar mais, pode ficar com produtos estocados, gerando custos e perdas, porém, se comprar menos, pode perder boas oportunidades de comercializar. Então se faz necessário um bom planejamento de estoque, para minimizar os custos e maximizar a produtividade e lucratividade.
Qualquer que seja a razão de uma empresa manter estoques, esta pode ser eliminada mediante um trabalho técnico e perspicaz. Boa parte das organizações deseja manter o estoque zero, mas isso só será possível após uma análise detalhada visando saber a viabilidade de tal manutenção. Sendo viável ou não, o ideal é conservar o estoque o mais baixo possível, sempre considerando a produtividade do empreendimento.