ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR E EXERCÍCIOS COM
MOVIMENTOS NA DIAGONAL PARA GANHO DE FORÇA EM
BÍCEPS E TRÍCEPS BRAQUIAL
O estudo visa comparar os efeitos do exercício contra resistido em diagonal com halter e da estimulação elétrica Neuromuscular (EENM) combinado com exercícios isométricos ou combinados com exercícios contra resistido em diagonal com halter no incremento de força e no aumento de massa nos músculos bíceps e tríceps braquial. Para realizar o teste, foram utilizados 23 pessoas saudáveis, porem sedentárias; foram divididos em 4 grupos:
Grupo 1: utilizou a carga equivalente a 50% da carga máxima atingida no TIMS(Teste Incremental de Membro Superior), o treinamento consiste em 2 series de 2 minutos de exercício contra-resistido com halter em diagonal por 2 minutos de descanço em cada membro, iniciando-se sempre pelo membro superior direito.
Grupo 2: realizou o treinamento com eletro estimulação com os indivíduos em posição ortostática, foram posicionados em 2 lugares:
Biceps braquial
Triceps braquial
Parâmetros para eletroestimulação:
Frequencia de 50Hz
Largura do pulso: 150m.s.
Ciclo On/Off 1/1
Programado para estimular alternadamente: 10 seg. bíceps / 10 seg. tríceps
A intensidade foi a máxima tolerada pelo individuo ou que produzisse contração muscular efetiva e uniforme respeitando-se os limiares dos voluntários, o grupo fui instruídos para realizar isometria durante o estimulo.
Grupo 3: treinou utilizando os exercicios contra resistidos com halter em diagonal juntamente com eletroestimulçao (foi feito com os mesmos parâmetros dos grupos anteriores, porem foi solicitado o movimento de diagonal com halter.
Grupo 4: este grupo não sofreu treinamento e foi avaliado com a perimetria e o TIMS.
RESULTADOS
Na analise do tempo total pré e pós treinamento de cada grupo, houve uma diferença significativa no aumento e tempo de realização do teste no grupo 3 este grupo também mostra-se mais tolerante aos exercícios no pós treinamento, houve diferença