TÉCNICAS PARA FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO E TÉCNICAS PARA RELAXAMENTO DO MÚSCULO DETRUSOR
5781 palavras
24 páginas
Curso de FisioterapiaEstágio em Fisioterapia na Saúde da Mulher
TÉCNICAS PARA FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO E TÉCNICAS PARA RELAXAMENTO DO MÚSCULO DETRUSOR.
Introdução
A terapêutica conservadora para incontinência urinária (IU) é realizada através de técnicas que visam o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, uma vez que a disfunção muscular perineal representa importante fator etiopatogênico (MATHEUS et al., 2006 ).
O fortalecimento da musculatura pélvica está fundamentado no preceito de que movimentos voluntários repetidos proporcionam aumento da força muscular. Dessa forma, os exercícios perineais são benéficos por acarretar o fortalecimento dos elementos de sustentação e por melhorar a resistência uretral (MATHEUS et al., 2006).
Outro fator associado à IU é a contração involuntária do detrusor durante a fase de enchimento, conhecida por bexiga hiperativa. Existe normalmente uma interação reflexa complexa entre o detrusor e a musculatura do assoalho pélvico, pela qual quando um é contraído, o outro relaxa. O objetivo no tratamento da incontinência de urgência é a inibição das contrações indesejáveis do detrusor, e sugere-se que a contração repetida dos músculos do assoalho pélvico podem ser bem sucedidas neste ponto (POLDEN, MANTLE, 1997).
Nesse sentido, as técnicas de tratamento para fortalecimento do assoalho pélvico, em algumas vezes, podem ser as mesmas para o relaxamento do detrusor.
As técnicas não invasivas para tratamento da IU encontram sua principal utilidade no manejo dos sintomas urinários no nível do cuidado primário, geralmente indicados para pacientes com sintomas leves a moderados; que desejem evitar ou apresentem contraindicações a tratamentos mais invasivos (ZERATI, MORAIS, FERREIRA, 2009).
Esses recursos têm como vantagens serem mais simples de serem utilizados, serem mais acessíveis financeiramente, baixo de risco de efeitos adversos, não trazem