Seila oq eu sei
HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES
MÓDULO 9 - A CULTURA DO CINEMA – 2012/13
Gustavo Souza nº9 12ºM
CONTEXTUALIZAÇÃO POLÍTICA, ECONÓMICA, SOCIAL E CULTURAL
A Europa encontrava-se no seu apogeu, mas era um continente muito dividido e cheio de contrastes políticos e sociais. Na Europa ocidental predominavam as democracias liberais e a Europa central e oriental permanecia dominada por regimes autoritários. Havia grandes rivalidades industriais entre Inglaterra, Alemanha e França, motivadas pelas posses dos melhores mercados e pelo domínio colonial de aréas ricas em matérias-primas.
Política de alianças
As rivalidades entre as diferentes potências tinha conduzido à formação de alianças político-militares, ao longo do século XIX. Formara-se a Tríplice Aliança entre o Império Austro-Húngaro, Alemanha e Itália, e a Tríplice Entente entre a França, a Ingleterra e a Rússia. Houve uma corrida aos armamentos, e a Europa vivia um período de paz armada, pela qual um pequeno acidente poderia desencadear uma guerra. A primeira guerra mundial
Deu-se quando o Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, foi assassinado em Serajevo, na Bósnia, por um estudante Sérvio. A Áustria responsabilizou os Sérvios pelo atentado, declarou guerra à Sérvia, e numa reacção em cadeia, todas as nações se viram envolvidas no conflito.
A guerra passou por várias fases: desde a guerra de movimentos à guerra das trincheiras, para voltar à fase dos movimentos. A segunda fase da guerra: as trincheiras.
Durou 4 anos, e à media que progredia, o armamento ia-se tornando cada vez mais mortífero. Foram utilzados canhões, metralhadoras, granadas de mão, gases tóxicos, submarinos, tanques e aviões de combate.
Numerosos países foram aderindo aos dois blocos em confronto e a guerra mundializou-se.
Em 1917 o conflito sofreu uma viragem decisiva. A Rússia retirou-se da guerra, devido à Revolução de Bolchevique.Os EUA entraram no