ETAPA 1
Aula-tema: Campo Elétrico. Lei de Gauss.
Essa atividade é importante para compreender a ação e a distância entre duas partículas sem haver uma ligação visível entre elas e entender os efeitos dessa partícula sujeita a uma força criada por um campo elétrico no espaço que as cerca.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó.
1.1- pesquisa. Anualmente, dezenas de pessoas morrem em explosões acidentais, causadas por material composto de partículas que, em mistura com o ar, podem queimar rapidamente – e com efeitos dramáticos-. Materiais que, em geral, não se imagina que podem explodir, como: Farinhas, açúcar, café instantâneo, malte, leite em pó, entre outros.
Para entendermos como isso acontece, devemos ter como fator chave a área de contato entre o ar e as partículas do pó combustível envolvido. Pós são formados por partículas muito pequenas de meio milímetro (500µm) ou menos, e isso faz com que a sua área de contato com o ar seja muito grande, e quanto maior a área de contato, maior é a facilidade de combustão. Isso explica como um pó pode queimar tão rápido a ponto de explodir.
Existem relatos de várias explosões causadas por poeira acumulada em sistemas de exaustão de indústrias que trabalham com material sólido combustível, como: madeira, farinha, açúcar, tecidos, etc. além das explosões em minas de carvão (onde encontra-se também hidrocarbonetos).
Geralmente, a primeira explosão é pequena, mas sua onda de choque “levanta a poeira” eventualmente acumulada por perto e dá origem a uma série de explosões, que são suficientemente violentas para causar resultados catastróficos – matando funcionários e destruindo fábricas-.
No entanto, a explosão inicial só ocorre se houver pó disperso e se houver uma fonte inicial de combustão.
Passo 2
Supor que o pó (produto) de sua