ESTIMAÇÃO
BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Estimação
“Variáveis qualitativas e população finita.”
SÃO BENTO DO SUL
2012
ESTIMAÇÃO
É um conjunto de procedimentos que permitem obter dos dados uma aproximação (bem como uma medida da qualidade da aproximação) para uma quantidade de interesse cujo valor é desconhecido, denominado parâmetro e denotado genericamente por . Dada uma amostra, é possível fazer a sua redução, através do cálculo de certas estatísticas. No entanto, o nosso objetivo vai ser utilizá-las para inferir algo sobre a população subjacente à amostra.
Isso quer dizer que as estatísticas referidas permitem-nos obter determinados valores que servem como estimativas dos parâmetros (desconhecidos) ou características das distribuições populacionais, a estes valores chamamos estimativas pontuais. Por vezes interessa-nos obter, não um valor que estime o parâmetro em causa, mas um intervalo que contenha, com determinada probabilidade, esse parâmetro, neste caso pretendemos uma estimativa intervalar ou um intervalo de confiança. Um estimador é uma variável aleatória, função da amostra aleatória, que para valores observados da amostra fornece estimativas pontuais ou estimativas intervalares do parâmetro populacional desconhecido.
Acontece que as propriedades dos estimadores só podem ser estudadas se conseguirmos estabelecer um plano de amostragem que atribua a cada amostra selecionada uma determinada probabilidade, e esta atribuição só pode ser feita com planos de amostragem aleatórios. Assim, é importante termos sempre presente o princípio da aleatoriedade, quando vamos proceder a um estudo em que procuramos alargar para a População as propriedades estudadas na amostra.
POPULAÇÃO E AMOSTRA
População - Conjunto de indivíduos, objetos ou informações que apresentam pelo menos uma característica comum, cujo comportamento interessa-nos analisar.
Populações finitas e