Estimativas de tempo de software
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
PR
Campus Pato Branco
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Curso de Engenharia de Computação
DAVID LIMA MARINHO
THIAGO HENRIQUE DEICKE
PESQUISA
Técnicas de Estimativas de Software
Pesquisa elaborada para a disciplina de
Engenharia de Software, do curso de
Engenharia de Computação, sob a orientação da
Professora
Lucilia
Yoshie Araki, como requisito parcial para obtenção de nota.
Pato Branco
2013
1. INTRODUÇÃO
Estimar consiste em formar um juízo aproximado relativamente a um valor, um cálculo, uma quantia, um peso, uma medida, etc. A estimativa é utilizada desde há muitos séculos, pelo menos desde que se começou a tentar medir a área de terrenos e o tempo. Muitas outras importantes aplicações da estimativa têm ocorrido ao longo dos tempos, como na área de informação. Esta pesquisa aborda algumas técnicas e métodos de estimativas de software.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
2.1 Constructive Cost Model (COCOMO)
Hoje, uma das métricas que conta com significativo volume de pesquisa é a do modelo Constructive Cost Model(COCOMO), editada em 1981 como resultado de estudos do Prof. Dr. Barry Boehm sobre 63 projetos de grande porte. É um método de estimativa voltado à produção. Esta métrica já está na sua segunda fase de desenvolvimento, conhecida como COCOMO II, reflexo do estado de amadurecimento das tecnologias e da engenharia de software, e está condizente com as tecnologias dos anos 90 e com pensamento focalizado nas próximas décadas.
COCOMO propõe-se a medir esforço, prazo, tamanho da equipe e custo envolvidos no desenvolvimento de software, tendo como premissa a dimensão do mesmo, fornecida em número de instruções-fonte. TRINDADE et al salienta que, com relação à variável custo, neste modelo não há uma forma direta de dimensioná-lo. Porém, tendo conhecimento de prazo e equipe de trabalho, torna-se possível estimar um valor.
I.