Estimativa de custo de software
O capitulo tem o objetivo de apresentar técnicas de estimativa de custo e esforço necessários para a produção de software.
Tópicos que serão abordados:
• Produtividade de software;
• Técnicas de estimativa;
• Modelagem algorítmica de custos;
• Duração de projeto e seleção de pessoal;
INFORMAÇÕES INICIAIS
As estimativas de custos e prazo de projeto são normalmente realizadas em conjunto.
Os custos de desenvolvimento são primariamente os custos de esforço envolvido, de modo que o cálculo de esforço é usado para ambas as estimativas, de custo e de cronograma. Para a maioria dos projetos, o custo dominante é o de esforço.
Embora seja necessário um cronograma detalhado para o cálculo completo dos custos, estimativas iniciais podem ser usadas para estabelecer um orçamento para o projeto ou para estabelecer o preço do software para um cliente.
Parâmetros envolvidos no cálculo do custo total de um projeto de desenvolvimento de software:
• Custos de hardware e software, incluindo manutenção:
Custos com computadores e softwares para os desenvolvedores, normalmente não é um custo elevado; • Custos de viagens e treinamentos:
Quando o projeto é desenvolvido em locais diferentes, mas com as tecnologias de comunicação eletrônicas, os custos com viagens são relativamente pequenos;
• Custos de esforço:
Além do pagamento de salários dos engenheiros de software, despesas indiretas como luz, pessoal de apoio, internet e outras tecnologias de comunicações e benefícios empregatícios entram no cálculo deste custo.
Claro que como toda atividade comercial, o preço final do software leva em consideração não só os custos do projeto, o mercado normalmente pode ditar as regras de negócios.
PRODUTIVIDADE DE SOFTWARE
As estimativas de produtividade são usualmente baseadas em medição de atributos de software e em divisão desses atributos pelo esforço total necessário para o seu desenvolvimento.
Existem dois tipos de