estilos de liderança e os fundamentos de liderança situacional
Existem várias teorias sobre os estilos de liderança. A finalidade desses estudos e estudar a relação do líder com seus subordinados e observar de que maneira o líder orienta sua conduta e seu estilo de liderança. Tem a finalidade também de expor as características e personalidades dos estilos de liderança. Dos estudos sobre a teoria dos estilos de liderança, refere-se a três estilos. São eles:
Autocrático, Democrático e Liberal (Anárquico).
Estilo Autocrático (autoritário)
O líder fixa as directrizes, sem qualquer participação do grupo.
O líder determina as providências e as técnicas para a execução da tarefa (o que fazer, como, quando, etc.)
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho.
O líder é dominador e é «pessoal» nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada subordinado (aponta as críticas directamente à pessoa sem qualquer cuidado na utilização das palavras para não ofender)
Efeitos no grupo
Produção elevada em quantidade.
Clima do Grupo negativo e nível motivacional baixo.
Não há expressão dos conflitos que permanecem latentes.
Não há lugar para a criatividade e expressão individual.
Estilo Democrático
As directrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O papel do líder é o de assistir e estimular e não o de impor . É o grupo que define as técnicas para a tingir os objectivos, solicitar aconselhamento técnico ao líder quando necessário, sugerindo este, duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham uma nova dimensão à medida que se sucedem os debates. O líder é um apoio.
É o grupo que decide sobre a divisão das tarefas e cada membro do grupo tem a liberdade para escolher o seu companheiro de trabalho;
O líder procura ser um membro igual aos outros do grupo e não ser superior, não se encarregando muito de tarefas. O líder é objectivo e quando critica e elogia limita-se aos factos.
Efeitos no grupo
A produtividade é elevada,