Estigma
A entrevista inicial feita com os pais é feita sem os filhos presentes,o que acontece as vezes eh que os pais não aparecem e vem outras pessoas como um familiar, e com essas pessoas já é pessoal ver como é o relacionamento familiar com criança.
Se na entrevista for os dois pais é preciso que não mostre preferência , apesar de que sempre há sempre um entendimento com um deles. Apesar de ser uma entrevista detalhada, não deve ser vista como algo que os pais se sintam julgados , mas tentar aliviar a angustia ou o conflito que o filho desperta.
Deve-se assumir desde o primeiro momento o terapeuta do filho se interessando pelo problema ou sintoma.
Os dados que são colocados pelos pais pode, não ser exatos pois os pais podem não saber os detalhes por causa da angustia que causa. Antes da entrevista terminar eh preciso que tenha os dados básicos antes de ver a criança,como:
a)motivo da consulta
Para muitos pais é difícil falar qual é o conflito do seu filho , o terapeuta precisa aliviar a angustia para que seja possível tornar se terapeuta do seu filho e se possível os conflitos.
Se deve aceitar os esquecimento de dados importante da vida, alguns podem ser esclarecidos mais tarde.
b)historia da criança
È interessante saber a reação da mae ao saber da gravidez,e se foi desejada ou acidental ,ou se houve desejo de abortar ou se aceitaram com alergia.
Estudos compraam que quando a reação da mae foi negativa deixa marcas negativas na vida da criança.
Quando filho vem com a missão vem com o intuito de salvar o casamento a criança ,a mesma acaba levando este selo, quando esse intuito fracassa isso acaba causando um grande desconfiança de si e de sua capacidade de se realizar na vida.
Com essa resposta é possível ver como foi o começo da vida do filho.
Não se deve esperar uma respostoaa que seja o reflexo da realidade mas apartir da fala dos pais poderemos ver o que a criança nos mostra.
Os pais apesar de não terem desejado