Sociologia da arte e da música. i
Sociologia da Arte e da Música
A sociologia da arte e da cultura não deve ser estudada como contexto social, mas sim compreender seu significado seu sentido e sua autonomia enquanto expressão artística de um tempo. A arte numa concepção primitiva da Sociologia pode ser investigada a partir de métodos comparativos de pesquisa, que tomam como base a origem do artista e suas concepções políticas e sociais, ou o conteúdo que tomava como argumento deixando de lado a parte mais interessante, a criação de imagens o conteúdo e a forma são estudados recentemente pela sociologia da arte
Hauser com a obra “História Social da Arte e da Literatura” publicada em 1953. Estuda a arte no âmbito estético e social em separado e em suas relações mutuas sendo observado no seu trabalho o contexto social e a descrição do processo histórico de uma época.
O que marca o trabalho de Hauser é o estudo das formas artísticas a partir da dialética, assim as formas artísticas terão relação com as condições sociais e seus diferentes períodos históricos, o ponto de interesse é a produção artística,a sua distribuição e recepção são explicadas através de mediações,em diferentes condições sociais abrangendo a totalidade social.
A prática estética de Hauser é firmada na observação do mundo no qual indaga sua objetividade e sua função através da observação social e experiência impirica nas forças técnicas de produção.
A Sociologia no entanto, não conseguiu o mesmo resultado com as artes mais modernas pois elas não tiveram a mesma receptividade social dos produtos artísticos e ficaram indiferentes a sociedade, por serem irracionais e ficarem alheias a toda e qualquer crítica.
Walter Benjamim percebeu a necessidade de ruptura com a antiga concepção de artes de agradar ao publico, assim ele