Positivismo
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “JANE VANINI” DE CÁCERES
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO
Docente: Leni Hack
Discentes: Allam, Daniely Nobre, Diana de Souza, Francielle, Gisele, José, Lucas Garcia, Luiz Otávio Nolasco, Marina, Rodrigo, Sandriely, Viviany e Willian.
Turma: Educação Física 2013/1
Cáceres, maio de 2013.
APRESENTAÇÃO
O Positivismo como teoria filosófica inaugurada e sistematizada por Augusto Comte é um dos elementos mais marcantes da história do pensamento educacional brasileiro, embora sua entrada no Brasil tenha se dado não somente pela educação, mas também pela política e pela filosofia, contemporânea, contudo, em terras brasileiras não chegou exatamente como elaborado por seu idealizador, mas, no contexto do estado republicano, sofreu modificações e adaptações para servir a interesses específicos.
O POSITIVISMO
O nome positivismo tem sua origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica derivou do cientificismo, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com este conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficos e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicara a realidade e sua participação nela. O positivismo, linha teórica sociológica criada por seus idealizadores Augusto Comte e John Stuart Mill, surgiu no século XIX como contraponto ao racionalismo abstrato do liberalismo, e atuou como pensamento dominante a partir da segunda metade dessa centúria. Buscava explicar questões práticas da humanidade, dando ênfase à experiência, e procurava aprimorar o bem-estar intelectual, material e moral do homem, através da utilização de novos métodos para o