estetica
O que é lipodistrofia?
É um processo no qual o corpo passa a distribuir e a absorver as gorduras de forma diferente. Por exemplo, a gordura nas pernas, nas nádegas, no rosto e nos braços tende a diminuir, enquanto que na barriga, na nuca e no peito a aumentar.
Além disto, a lipodistrofia provoca algumas mudanças não tão visíveis como o aumento do nível de açúcar no sangue. Portadores da disfunção também ficam mais vulneráveis ao desenvolvimento de uma osteoporose ou de umadiabetes.
As gorduras do sangue são o colesterol e os triglicerídeos, também chamadas de lipídos. Estas são produzidas normalmente pelo corpo, sendo que também podem ser adquiridas com a alimentação. São de extrema importância para o funcionamento do organismo, pois ajudam no transporte de vitaminas, na produção de hormônios, na manutenção da temperatura e na geração de energia. No entanto, quando em grandes quantidades são prejudiciais à saúde e podem provocar doenças no coração e contribuir para um quadro mais grave de lipodistrofia.
O colesterol é um tipo de gordura produzida em pequenas quantidades pelo fígado que ajuda a manter saudáveis as células do corpo, além de participar da produção dos hormônios sexuais. Em grandes quantidades promove o surgimento de placas de gordura nas veias e nas artérias, o que poderia provocar doenças no coração. O colesterol também pode ser encontrado em gemas de ovo, em carnes e no leite. Já os triglicérides é uma espécie de gordura que compõe 90% da reserva de energia do corpo humano. Em grandes quantidades no sangue também é prejudicial. Eles podem ser encontrados em óleos vegetais e nas gorduras animais. AGENTE CAUSADOR
No início se acreditava que tal disfunção era um efeito colateral de anti-retrovirais. Atualmente, sabe-se que as causas da lipodistrofia são várias como os remédios, o HIV, o tempo de infecção pelo HIV, fatores genéticos, o tempo que se faz uso de anti-retrovirais e a idade do paciente.
É uma condição