Estetica
A pele contém algumas células de mais rápida multiplicação do corpo. Muitos dos seus distúrbios resultam de problemas desse sistema de auto renovação, incluindo vários crescimentos e tumores. Como primeira linha de defesa do corpo, a pele é suscetível à lesão, reação alérgica na forma de erupções e infecções por bactérias, fungos ou outros microorganismos.
Algumas erupções cutâneas podem ser localizadas, enquanto outras são generalizadas. Erupções localizadas podem ocorrer em partes do corpo expostas à luz solar, a atrito ou à substância química irritante. Algumas dessas erupções têm um forte componente hereditário, mas frequentemente a verdadeira causa ou mecanismo de formação da erupção não é claro.
A patologia pode não impor ameaça a sobrevivência, mas pode ter aparência desagradável, afetar a qualidade de vida e exigir controle duradouro com medidas preventivas de auto ajuda e medicamentos permanentes.
O vitiligo e a psoríase são doenças crônicas não contagiosas, consideradas autoimunes, podendo acometer qualquer pessoa, de qualquer idade e sexo. São doenças que atinge grande numero de pessoas em todo o mundo. Ambas apresentam grandes incidências genéticas e muitas vezes relacionadas a alguns tipos de doenças e podem trazer impactos na qualidade de vida e autoestima dos pacientes. Em casos como esses, um acompanhamento psicológico é recomendado.
No vitiligo, são manchas brancas, irregulares, que aparecem devido à destruição ou inativação das células que produzem Melanina (Melanócitos), contrastando assim, com a pele normal.
Nas lesões de psoríase, são placas eritêmato-descamativas que podem coçar ou não, e acometer qualquer região da pele, inclusive couro cabeludo e unhas. Podem ser desencadeadas por estresse, traumas físicos ou psíquicos, e podem estar associadas a outras doenças sistêmicas como hipotireoidismo.
Vitiligo
O vitiligo é uma doença de causa desconhecida, atinge pessoas de todas as raças e ambos os sexos. Estima-se que 60