Termodinamica
2ª1
EDUARDA SCAHEFER E SABRINA F. PEREIRA
TRABALHO DE FÍSICA
Termodinâmica e maquinas térmicasCuritibanos, SC
28 de Outubro de 2014
Introdução
Este trabalho tem como base mostrar em que se aplica à termodinâmica, seu conceito, assim também como suas leis. Outro assunto que será explanado serão as máquinas térmicas, buscando entender suas aplicações e pra que servem.
Termodinâmica
Sendo a parte da física que estuda a relação entre o calor trocado, este representado pela letra Q e o trabalho realizado que é representado pela letra T. Abrange o comportamento geral dos sistemas físicos em condições de equilíbrio ou próximas dele.
Sendo necessário no estudo da termodinâmica definir com precisões alguns conceitos básicos, como sistema, fase, estado e transformação.
Muitas das definições de grandeza da termodinâmica constam em suas leis. Sendo a lei zero a que define a temperatura, a primeira lei (calor, trabalho mecânico e energia interna) é a do princípio da conservação da energia; a segunda lei define entropia e fornece regras para conversão de energia térmica em trabalho mecânico e a terceira lei aponta limitações para a obtenção do zero absoluto de temperatura.
Na primeira lei da termodinâmica são estudados:
Transformação isobárica:
O corre à pressão constante, podendo variar somente o volume e a temperatura.Transformação isotérmica:
A temperatura vem a ser constante, variando somente as grandezas de pressão e volume.Transformação isocórica ou isovolumétrica:
Ocorre a volume constante, variando somente as grandezas de pressão e temperatura;Transformação adiabática: é a transformação gasosa na qual o gás não troca calor com o meio externo.
Segunda Lei da Termodinâmica:
Escrita pelo físico francês Sadi Carnot, essa lei faz restrições para as transformações realizadas pelas máquinas térmicas como, por exemplo, o motor de uma geladeira.
Maquina térmica
São aquelas máquinas capazes de converter