Sistema Logístico
O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.
A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião em um dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.
O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente longas distâncias. Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.
Este meio de transporte implica construção de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços e complicadas instalações de saída e entrada dos voos. Por outro lado, os custos e a manutenção de cada avião são bastante elevados. Tudo isto contribui para encarecer este meio de transporte.
As características principais do transporte aéreo de mercadorias (ou cargas) são: movimentação de produtos com pouco peso ou volume e alto valor agregado (equipamentos eletrônicos, jóias, etc); movimentação de mercadorias com data de entrega rígida ou urgência (CAPPA et al, 2008, p. 115).
Segundo Kistner et al (200?, p. 2), o conceito de carga aérea comprende “as mercadorias normais, remessas consolidadas, carga de transbordo, serviços de ‘courier’, mala postal, mala diplomática, peças e materiais de reposição das companhias aéreas e bagagem desacompanhada, embarcada como carga em aeronave de transporte de passageiros”.
As atividades que envolvem o processo de embalagem e embarque de cargas em containers ou pallets, deram origem ao conceito de carga unitizada, que não é exclusividade do modal aéreo. Carga unitizada é aquela onde vários pequenos volumes são agrupados em um único volume, com o intuito de facilitar a movimentação, armazenagem e transporte nos terminais de