Estetica
Esfoliação mecânica da pele, utilizando lixas manuais ou elétricas para remover leões superficiais, cicatrizes, manchas e lesões pré-cancerígenas. Pode também remover alguns pigmentos de tatuagens, total ou parcialmente.
Dermoabrasão, ou o lixamento cirúrgico da pele, é um procedimento cirúrgico no qual o cirurgião dermatológico remove ou lixa a pele com um instrumento abrasivo rotatório ou lixas dágua, melhorando a superfície da pele e proporcionando uma aparência mais lisa.
Quando foi inicialmente desenvolvida, a dermoabrasão foi usada predominantemente para melhorar cicatrizes resultantes da acne, catapora, e acidentes. Hoje, ela também é usada para tratar outros tipos de alterações da pele, como tatuagens, manchas da idade e alterações causadas pelo dano solar crônico, como o rugas profundas e degeneração pré-cancerosa.
A dermoabrasão pode ser feita no consultório ou no hospital, e uma medicação para relaxar o paciente pode ser administrada antes da cirurgia. A área é totalmente limpa com um agente antisséptico de limpeza, e em seguida infiltrada com uma solução anestésica. Um instrumento rotativo de alta velocidade, com um disco abrasivo ou escova, remove ou lixa as camadas superiores da pele e melhora as suas irregularidades superficiais. Em alguns casos, um papel abrasivo pode ser usado, e unguentos calmantes e compressas são então aplicadas.
Antes da cirurgia, é feito um histórico e um exame cuidadoso do paciente, para avaliar as condições da pele. O cirurgião dermatológico descreve os tipos de anestesia que serão usados, o procedimento e os resultados realistas que podem ser esperados. O médico também revisa tratamentos alternativos, e explica sobre possíveis riscos e complicações.
Frequentemente, são feitas fotografias antes e depois da cirurgia, para ajudar a avaliar a melhora obtida. Instruções impressas pré e pós-operatórias são passadas ao paciente. Medicação para prevenir a ativação de herpes simples poderá