Estetica
O esteticista presta assistência de estética ao cliente, em situações que requer medidas de higienização, hidratação ou revitalização de pele. O profissional deve zelar pelo seu ambiente de trabalho (cabine, sala, gabinete, etc), aplicando princípios de higiene, saúde e biossegurança.
Os profissionais de estética estão sempre em contato com clientes que podem ser portadores de doenças contagiosas, correndo risco de se contagiar ou transmitir para outros clientes. Para impedir esse risco é indispensável a utilização de luvas adequadas para evitar a exposição cutânea, precedida de uma boa higiene das mãos, sem uso de anéis e pulseiras, o uso de mascaras, toucas e jalecos.
O esteticista deve fazer um atendimento personalizado, conforme a necessidade de cada cliente. É dever do profissional respeitar o direito ao pudor e a intimidade do cliente. Tratar colegas e profissionais com respeito e cortesia.
Deve-se respeitar atribuições pertinentes a sua atividade, para não comprometer a segurança e a saúde do cliente.
Na área da estética os cuidados com a imagem pessoal se fazem ainda mais necessários, cuidado com a aparência da pele, dos cabelos, unhas sempre bem feitas com um comprimento higiênico, maquiagem leve, usar roupas claras e neutras. O comportamento e a postura são importantes para quem pretende seguir uma carreira de sucesso.
Para o cliente e muito mais agradável ser atendido por uma pessoa maquiada, com unhas e cabelos feitos do que uma pessoa com aparência desleixada.