estetica
TURMA – 3ESA CP
VERA LÚCIA VALADARES – Nº 37
MARIA DIAS Nº24
PESQUISA – DRENAGEM LINFÁTICA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 22 DE MARÇO 2014
1. História da Drenagem Linfática
1.1 Vasos e nódulos do sistema linfático.
A Drenagem Linfática é um tratamento manual, destinado a activar e melhorar a circulação corporal, evacuando líquidos e toxinas. É um bom tratamento complementar da celulite, dão que esta também possui uma componente ligada à permanência de líquidos e toxinas nos tecidos celulitosos.
Além dessa missão, os vasos linfáticos também absorvem gorduras do intestino, transportam resíduos para serem eliminados, e ajudam na defesa do organismo contra agentes estranhos.
Desse processo, fica ali certa quantidade desse líquido, que extravasou dos capilares. Os vasos linfáticos, então, captam esse excedente, devolvendo-o à circulação sanguínea. Para que isso ocorra, tal líquido é direcionado para dois ductos linfáticos, localizados na região torácica, e que se unem a duas veias, chamadas subclávias.
2.1 Drenagem Linfática Explicada
O calibre dos vasos linfáticos varia bastante, mas todos eles têm fundo cego. Em certos locais, eles apresentam linfonodos, também chamados de nódulos linfáticos. Estes, de formato esférico e aspecto esponjoso, revestidos por tecido conjuntivo; funcionam como uma espécie de filtro, retirando micro-organismos que podem estar presentes no fluido transportado pelos vasos linfáticos, destruindo-os.
O excesso de líquido tissular, ao entrar nos vasos linfáticos, passa a ser chamado de linfa. Tal substância, de cor esbranquiçada, tem constituição celular bem parecida com a do sangue, embora seja desprovida ou se apresente com poucas hemácias, e haja uma concentração maior de linfócitos, muitos deles oriundos dos linfonodos. O sistema linfático contribui para a drenagem do organismo.
A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que atua