estetica
A pele e o maior órgão do corpo humano possuem varias funções proteção,termorregurar,trocas e sensorial, é dividida em camadas.
A epiderme é um epitélio multiestratificado, isto é, formado por várias camadas de células justapostas. A camada epidérmica mais interna é denominada estrato germinativo, sendo formada por células que se multiplicam continuamente, de tal maneira que as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo.
As células mais superficiais, ao se tornar repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável a perda de água. A derme é a camada subcutânea que se encontra por baixo da epiderme, separadas por uma fina membrana basal, sendo constituída por proteínas e várias substâncias químicas e por inúmeras pregas cutâneas. De facto, é possível observar a existência de proeminências cónicas da epiderme viradas para a derme, denominadas papilas dérmicas intercaladas com outras proeminências da epiderme viradas para a derme, designadas sulcos interpapilares, o que proporciona um considerável aumento da superfície de contacto entre ambas as camadas, algo muito importante, já que a nutrição da epiderme depende dos vasos sanguíneos que apenas chegam à derme.
A derme é formada por tecido conjuntivo, composto por vários tipos de células e fibras e por uma substância fundamental que preenche as fendas entre esses elementos. Entre as células, é importante destacar umas muito especiais, os fibroblastos, que se encarregam da produção das fibras e da matriz extracelular, embora existam outras igualmente muito importantes, como os histiócitos ou macrófagos, células dotadas de mobilidade pertencentes ao sistema imunitário com a missão de eliminarem os microorganismos, que eventualmente possam ter chegado à derme, e devorarem as restantes células mortas e resíduas. Para, além disso, existem vários tipos de fibras: as fibras de colagénio, as mais